FIT 133: Ações Adaptativas em crianças saudáveis e com disfunções neuromotoras

Docente responsável: Profa. Dra. Nelci Adriana C. F. Rocha

Créditos: 10 créditos

Carga horária: 150 h

Ementa: Essa disciplina aborda aspectos teóricos do desenvolvimento motor, que fundamentam a aquisição e refinamento de habilidades motoras, avaliação e intervenção em neuropediatria. Neste contexto são discutidos estudos que avaliaram ações adaptativas em crianças típicas e com disfunções neuromotoras.

Objetivos: Introduzir aos alunos de pós-graduação os conceitos das teorias e perspectivas do desenvolvimento motor e aplicar estes conceitos na prática clínica e no design de pesquisas científicas.

Referências Bibliográficas:

GIBSON, E. J. Principles of perceptual learning and development. New York: Meredith Corporation, 1967.

GIBSON, E. J. Exploratory behavior in the development of perceiving, acting, and the acquiring of knowledge. Advances in Infancy Research, Norwood.

Dusing, S. C.; Harbourne, R. T. Variability in Postural Control during infancy: implications for development assessment and intervention. Physical Therapy. 90(12), 2010.