FIT - 114: Análise dos Mecanismos das Respostas Inflamatórias do Sistema Osteomioarticular e a Performance Física

Docente responsável: Prof. Dra. Stela Márcia Mattiello

Docente responsável: Prof. Dra. Stela Márcia Mattiello

Ementa: Esta disciplina abordará os mecanismos envolvidos na inflamação tecidual aguda e crônica e sua influência no movimento humano.

Objetivos: Propiciar ao aluno de mestrado e doutorado a identificação dos mecanismos de interação entre os instrumentos utilizados na fisioterapia para medidas funcionais e as respostas inflamatórias na cicatrização dos tecidos do sistema osteomioarticular.

-COTRAN, R.S.; KUMAR, V.; ROBBINS, L.S. Pathologic Basic of Disease. W. Saunders Company, Phyladelphia, 2015;

-CHARLES N. SERHAN; PETER A. WARD; DEREK W. GILROY.  Fundamentals of Inflammation. CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS Cambridge, New York, Melbourne, Madrid, Cape Town, Singapore, São Paulo, Delhi, Dubai, Tokyo, 2010.

-MAGEE, D.J.; ZACHAZEWSKI, J.E.; QUILEN, W.S. Scientific Foundantions and Principles of Pratice in Musculoskeletal Rehabilitation. Saunders/Elsevier, 2007