FIT – 143: Avaliação e reabilitação das disfunções do ombro

Docente responsável: Profa. Dra. Paula Rezende Camargo

Ementa: Essa disciplina fornecerá perspectivas atuais para avaliação e estratégias de reabilitação das disfunções do ombro. Aspectos gerais da biomecânica do complexo do ombro em indivíduos saudáveis e com disfunção do ombro também serão abordados.

Objetivos: Oferecer aos alunos conhecimentos atuais para desenvolvimento de raciocínio clínico sobre os diferentes métodos de avaliação e abordagens para reabilitação das disfunções do ombro.

Referências bibliográficas:

Levangie PK, Norkin CC. Joint Structure and Function – A Comprehensive Analysis. Philadelphia: F.A. Davis Company, 4th edition, 2005.

Ludewig PM, Reynolds JF. The association of scapular kinematics and glenohumeral joints pathologies. J Orthop Sports Phys Ther. 2009;39(2):90-104.

Ludewig PM, Phadke V, Braman JP, Hassett DR, Cieminski CJ, LaPrade R. Motion of the shoulder complex during multi-planar humeral elevation. J Bone Joint Surg. 2009;91:378-389.