FIT - 111: Plasticidade dos Músculos Esqueléticos: Implicações para a Fisioterapia

Docente responsável: Profa. Dra. Tania de Fátima Salvini

Docente responsável: Profa. Dra. Tania de Fátima Salvini

Ementa: São abordadas as principais adaptações dos músculos esqueléticos em diversas situações clinicas que causam distúrbios do movimento, tais como lesões musculares, ligamentares e do sistema nervoso, desuso, osteoartrite, etc., bem como as adaptações musculares aos recursos fisioterapêuticos utilizados no tratamento dessas afecções.

Objetivos: Fornecer aos alunos informações básicas e análise crítica sobre as adaptações musculares associadas às doenças que alteram o movimento e às intervenções da fisioterapia, para subsidiar a pratica clinica baseada em evidencia cientifica.

O curso é desenvolvido utilizando metodologias ativas. Em todos os módulos temáticos os alunos têm questões de estudo e realizam buscas em bases cientificas (Web of Science; Scielo; Medline; etc) para elaborar e, posteriormente, apresentar a síntese sobre o tema. Eles são orientados a buscar, preferencialmente, os artigos de revisão sistemática, meta-análise, ensaios clínicos controlados e os guidelines sobre os principais temas.Dessa forma, no primeiro dia da disciplina, eles recebem informações detalhadas sobre as bases cientificas mais adequadas à pesquisa, visando a prática clínica baseada em evidência cientifica.