FIT- 562: Tópicos de Avaliação e Intervenção Motora em idosos com comprometimento cognitivo

Docente responsável: Profa. Dra. Larissa Pires de Andrade

Créditos: 06 créditos

Carga horária: 90 h

Ementa: Essa disciplina aborda formas de avaliações e intervenções fisioterapêuticas em idosos com comprometimento cognitivo, em especial em idosos com comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer. Versa a discussão da dificuldade de compreensão dos idosos nos comandos verbais realizados pelo profissional, até o comprometimento motor ainda não tão estudado nesses idosos.

Objetivo: Fornecer ao aluno de pós graduação de fisioterapia a discussão e o entendimento do desafio em avaliar e intervir em idosos com comprometimento cognitivo.

Referências Bibliográficas:

– COELHO, F.M. et al. Exercício Físico no Envelhecimento Saudável e Patológico: Da teoria à Prática. 1ed. Curitiba, PR:CRV, 2013.

– COSTA, J. L. R.; ANDRADE, L. P.; STEIN, A. M. Vivências sobre a doença de Alzheimer na Unesp: Diálogo entre ensino, pesquisa e extensão. 1. ed. São Paulo SP: Cultura Acadêmica, 2014. 73p.

– AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM V. Associação Brasileira de Psiquiatria, Artmed, 2014.