FIT - 529: Tópicos em Análise do Movimento Funcional: Ênfase em Biomecânica Ocupacional

Docente responsável: Profa. Dra. Ana Beatriz de Oliveira

Ementa: A disciplina aborda o estudo de aspectos gerais da Biomecânica, com aprofundamento na Biomecânica Ocupacional, além da instrumentação e processamento de sinais aplicados ao estudo de movimentos funcionais, particularmente realizados em ambiente ocupacional. O estudo da exposição biomecânica de trabalhadores e estratégias para prevenção de lesão musculoesquelética ocupacional também são temas da disciplina.

Objetivos: O objetivo da disciplina é atualizar os alunos em temas relevantes para o estudo da exposição biomecânica de trabalhadores e prevenção de lesão musculoesquelética ocupacional.

– HÄGG GM, LUTTMANN A, JAGER M. Methodologies for evaluating electromyographic field data in ergonomics. 2000. Journal of Electromyography and Kinesiology. 10(5):301-12.

– Mathiassen, S. E. Diversity and variation in biomechanical exposure: What is it, and why would we like to know? Applied Ergonomics. 2006. 37:419-427.

– CÔTÉ, J. N. A critical review on physical factors and functional characteristics that may explain a sex/gender difference in work-related neck/shoulder disorders. Ergonomics, v. 55, n. 2, p. 173–182, 2012.