FIT – 541: Tópicos em processos de avaliação e intervenção do complexo do ombro

Docente responsável: Profa. Dra. Paula Rezende Camargo

Ementa: Essa disciplina fornecerá perspectivas atuais para avaliação e estratégias de intervenção das disfunções do complexo do ombro. Também serão discutidos os projetos de pesquisa em andamento no Laboratório de Avaliação e Intervenção do Complexo dom Ombro.

Objetivos: Oferecer aos alunos senso crítico para discussão da literatura atual sobre os diferentes métodos de avaliação e intervenção das disfunções do complexo do ombro.

Referências bibliográficas:

– Levangie PK, Norkin CC. Joint Structure and Function – A Comprehensive Analysis. Philadelphia: F.A. Davis Company, 4th edition, 2005.

– Ludewig PM, Reynolds JF. The association of scapular kinematics and glenohumeral joints pathologies. J Orthop Sports Phys Ther. 2009;39(2):90-104.

– Ludewig PM, Phadke V, Braman JP, Hassett DR, Cieminski CJ, LaPrade R. Motion of the shoulder complex during multi-planar humeral elevation. J Bone Joint Surg. 2009;91:378-389.