Laboratórios

 

Laboratório de Análise da Função Articular (LAFAr)

Coordenadora: Profª. Drª. Stela Márcia Mattiello

No laboratório de Análise da Função Articular são desenvolvidos projetos de pesquisa que envolvem estudos biológicos e biomecânicos com base na investigação e reabilitação das articulações do ombro e joelho. Nossas pesquisas tem caráter multidisciplinar, abrangendo estudos experimentais e em humanos na osteoartrite, assim como nas doenças crônicas do ombro.  Para isso, diferentes instrumentos de cinemática e cinética são utilizados, além de medidas biológicas, como a composição corporal pelo DXA (Dual-energy X-rayabsorptiometry), biomarcadores inflamatórios no plasma sanguíneo, liquido sinovial e urina e investigação celular dos tecidos e fluídos articulares, usando técnicas como imunohistoquímica e histoquímica.

 

Laboratório de Análise do Desenvolvimento Infantil (LADI)

Coordenadoras: Profª. Drª. Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha e Profª. Drª. Ana Carolina de Campos

Os estudos conduzidos no laboratório visam caracterizar o desenvolvimento motor típico e atípico; identificar indicadores biopsicossociais precoces de desordens motoras e sensoriais; investigar o efeito de protocolos de intervenção fisioterapêutica no desempenho motor e funcional; traduzir e validar instrumentos de avaliação. Em conjunto, visam contribuir para a prática baseada em evidências na área de Fisioterapia em Neuropediatria, dispondo de equipamentos para análises cinemática, cinética, eletromiográfica, além de escalas de avaliação padronizadas (câmeras de vídeo e tripés; iluminadores de ambiente; Balança infantil e adulto; estadiômetro; Escalas BSITD-III, ITERS, HOME, Perfil Sensorial,  e Life-H; Plataforma de força BERTEC Portátil; Eletromiógrafo Delsys; Gaiola Pediasuit e acessórios; TV; data show; Kinect e X-Box Video game; cadeira regulável; mesa e cadeira com célula de carga; G-Walk- BTS).

 

Laboratório de Avaliação do Desenvolvimento Funcional (LADeF)

Coordenadora: Profª. Drª. Eloisa Tudella

No Laboratório de Avaliação do Desenvolvimento Funcional (LADeF) são desenvolvidos projetos para análise do movimento de lactentes e crianças típicas ou de risco (biológico, físico, socioambiental), e crianças em idade escolar que apresentam Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC).  Para isto são utilizadas escalas e testes de avaliação validados como a Alberta Infant Motor Sacale, Teste of Infant Motor Performance, e Movement Assessment Battery for Children – 2.

 

Laboratório de Avaliação e Intervenção do Complexo do Ombro

Coordenadora: Profª. Drª. Paula Rezende Camargo

Nesse laboratório são desenvolvidos estudos voltados para o entendimento das alterações biomecânicas e clínicas das disfunções do complexo do ombro, buscando suporte científico para a elaboração de melhores estratégias de avaliação e intervenção em diferentes populações com dor no ombro. O Laboratório é equipado com dispositivo eletromagnético TrakStar integrado ao software MotionMonitor para análise do movimento tridimensional, eletromiógrafo, dinamômetro manual e algômetro. Contamos com colaboradores nacionais e internacionais para realização das outras formas de análise, o que fortalece o parque de equipamentos e sua utilização.

Laboratório de Avaliação e Intervenção em Ortopedia e Traumatologia (LAIOT)

Coordenador: Prof. Dr. Fábio Viadanna Serrão

No Laboratório de Avaliação e Intervenção em Ortopedia e Traumatologia – LAIOT são desenvolvidos estudos biomecânicos voltados à lesão no esporte, principalmente às relacionadas à articulação do joelho. A ênfase dos estudos é a avaliação da força e ativação muscular por meio de dinamômetros e da eletromiografia de superfície, análise dos movimentos do tronco e membro inferior utilizando-se sistema de análise e captura do movimento Vicon (6 câmeras Bonita 10), análise da distribuição da pressão plantar por meio do Sistema Pedar (Novel), bem como análises cinéticas por meio de uma plataforma de força da marca AMTI.

 

Laboratório de Cinesiologia Clínica e Ocupacional (LACO)

Coordenadora: Profª. Drª. Ana Beatriz de Oliveira

No Laboratório de Cinesiologia Clínica e Ocupacional (LACO) são desenvolvidos estudos voltados para o entendimento da exposição biomecânica em trabalhadores, buscando suporte científico para a elaboração de estratégias de intervenção capazes de promover saúde em diferentes grupos ocupacionais. Os estudos são realizados tanto em ambiente controlado como em ambientes ocupacionais reais e, para isso, o laboratório conta com dispositivos portáteis para registro da exposição biomecânica (eletromiógrafo, inclinômetro digital e eletrogoniômetro). O LACO também se dedica ao desenvolvimento de estudos que envolvem a avaliação e intervenção fisioterapêutica de sujeitos com Disfunção Temporomandibular e comprometimentos associados, contemplando o aspecto clínico do laboratório.

 

Laboratório de Dinamometria Isocinética (Multiusuário)

Coodenadora: Profª. Drª. Tania de Fátima Salvini  e Profª. Drª. Mariana Arias Avila Vera

Esse laboratório conta com um equipamento de dinamometria isocinética (Biodex System III) e eletromiógrafo. Nele são desenvolvidos projetos de pesquisa que avaliam o distúrbios do movimento humano, orientados por diversos pesquisadores do PPGFT da UFSCar e de outras instituições.

 

 

Laboratório de Espirometria e Fisioterapia Respiratória (LEFiR)

Coordenadores: Prof. Dr. Maurício Jamami e Profª. Drª. Valéria Amorim Pires Di Lorenzo

No LEFiR são realizados estudos relacionados a avaliações da função pulmonar com a utilização de espirômetros e Peak Flow meter; avaliações dos músculos respiratórios utilizando manovacuômetros analógicos e digitais; avaliação muscular periférica de membros superiores e inferiores utilizando dinamômetro digital (Hand held) e handgrip. Também são realizados testes de exercício físico em esteira rolante ou bicicleta ergométrica, bem como testes de avaliação funcional com a utilização de analisador de gases, monitor cardíaco, oxímetro de pulso, aparelho de pressão arterial, estetoscópio, frequencímetro (Polar) e analisador de lactato. As atividades de vida diária também são avaliadas utilizando analisador de gases, pedômetro, oxímetro de pulso, pista de caminhada, escada, halteres e aplicação de escala de dispneia. Além disso, são desenvolvidos protocolos de treinamento físico aeróbio e resistido em ergômetros e estações de musculação. O laboratório também dispõe da ventilação não invasiva e incentivadores respiratórios (threshold, voldyne, respiron, powerbreathe, etc.) para o desenvolvimento de protocolos de treinamento muscular respiratório.

 

Laboratório: Laboratório de Estudos em Epidemiologia e Envelhecimento (LEPEN)

Coordenador: Prof. Dr. Tiago da Silva Alexandre

Através de estudos epidemiológicos de base populacional, o LEPEN contribui com a linha de pesquisa processos de avaliação e intervenção em fisioterapia do sistema músculo esquelético analisando a prevalência e a incidência das principais disfunções musculoesqueléticas que acometem a população idosa. Estuda também o envelhecimento muscular (sarcopenia e dinapenia), assim como o efeito de tais condições na incidência de desfechos negativos em idosos como as quedas, hospitalizações, incapacidade funcional, institucionalizações e óbito no intuito de auxiliar no delineamento de estratégias de enfrentamento dos serviços de saúde com foco em reabilitação e na concepção e aprimoramento das linhas de cuidado. O laboratório conta com 1 computador, 1 impressora e 1 programa estatístico STATA.

 

Laboratório de Fisioterapia Preventiva e Ergonomia (LAFIPE)

Coordenadora: Profª. Drª. Tatiana de Oliveira Sato

No Laboratório de Fisioterapia Preventiva e Ergonomia são conduzidos estudos que visam: 1) avaliar a exposição ocupacional em diferentes grupos de trabalhadores por meio de registros de imagens, inclinometria e eletrogoniometria. 2) avaliar o efeito de intervenções voltadas à prevenção de distúrbios musculoesqueléticos, tais como ginástica laboral e ajustes dos postos de trabalho. Essas situações ocupacionais de risco são também reproduzidas em laboratório para avaliação do risco em condições mais controladas. Quando necessário são produzidos mock-ups das situações (postos de trabalho, produtos, dispositivos) e avaliados por meio do registro de movimento, e também de forças (células de carga, dinamômetros, sensores de pressão etc.) ou por estimativas matemáticas (softwares de modelagem biomecânica).

 

Laboratório de Neurociências

Coordenadoras: Profª. Drª. Rosana Mattioli e Profª. Drª. Ana Carolyna L. Gianlourenço

Nesse laboratório são realizados estudos essencialmente em duas frentes: a) área básica, com estudos comportamentais visando compreender mecanismos de plasticidade do sistema nervoso central, particularmente o papel da histamina em funções motoras e não motoras, como coordenação, equilíbrio, processos de aprendizagem, memória, e sua relação com as emoções; b) estudos clínicos com foco na reabilitação de indivíduos com doença neurológica, como Doença de Parkinson, e a atuação multidimensional no tratamento. Na sua infra-estrutura contamos com micrótomo por lâmina vibratória, aparelhos estereotáxicos, bombas de microinfusão central, modelos comportamentais (labirinto em cruz elevado, campo aberto, rotarod, trave de equilíbrio, caixa de esquiva), computadores e câmeras.

 

Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Neurológica (LaFiN)

Docente Responsável: Prof. Dr. Thiago Luiz de Russo

O Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Neurológica (LaFiN) desenvolve estudos em animais e em seres humanos, com enfoque nos mecanismos de adaptação e recuperação neuromuscular pós-lesão do sistema nervoso central e periférico. As principais linhas de atuação do LaFiN são: avaliação e intervenção da Fisioterapia no pós-AVC; e avaliação e intervenção da Fisioterapia nas lesões nervosas periféricas. Os estudos desenvolvidos no LaFiN fazem uso da infraestrutura multiusuária do DFisio/UFSCar, sendo seus trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Análise do Movimento (NAM), Laboratório de Dinamometria Isocinética, Laboratório de Biologia Molecular e Histologia e Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico (NUPEF)/Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular (LFCV)/Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar (LACAP).

 

Laboratório de Pesquisa em Recursos Fisioterapêuticos

Coordenadores: Prof Dr. Richard Eloin Liebano; Prof. Dr. Nivaldo Antonio Parizotto e Profª. Drª. Mariana Arias Avila Vera

No Laboratório de Pesquisa em Recursos Fisioterapêuticos são realizadas atividades relacionadas ao estudo e avaliação da influência dos agentes eletrofísicos sobre os tecidos biológicos. Os recursos utilizados são o ultrassom terapêutico, ondas curtas, micro-ondas, laser, LED e correntes elétricas. Contamos com os métodos de avaliação por meio da microscopia de luz comum, de luz polarizada, além de possibilidades de utilização de metodologias como análises químicas (sangue, osso, tendão, músculo), análise da expressão proteica por zimografia, quantificação de citocinas e condições para análise imunoistoquímica e análise morfológica. Nos projetos com seres humanos avaliamos os efeitos dos agentes eletrofísicos na dor clínica e induzida, e como instrumentos de avaliação dos desfechos estudados utilizamos o algômetro de pressão digital, escalas e questionários validados.

 

Laboratório de Pesquisa em Reumatologia e Reabilitação da Mão (LAPREM)

Coordenadora: Profª. Drª. Paula Regina Mendes da Silva Serrão

No Laboratório de Pesquisa em Reumatologia e Reabilitação da Mão são avaliadas as alterações biomecânicas e clínicas resultantes da presença de doenças reumatológicas, bem como são realizados estudos sobre o efeito de intervenções fisioterapêuticas nessas alterações. Além disso, são realizadas avaliações da biomecânica do punho e da mão e das alterações clínicas e funcionais decorrentes de lesões que podem acometer essas estruturas.

 

Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (LAMU)

Coordenadora: Profª. Drª. Patricia Driusso

No Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher tem-se efetuado pesquisas sobre procedimentos de avaliação funcional da musculatura do assoalho pélvico e estudos de diversas intervenções fisioterapêuticas para tratamento das disfunções do assoalho pélvico feminino. Os estudos que estão sendo conduzidos no laboratório visam identificar protocolos de avaliação e intervenção fisioterapêutica para prevenção e tratamento das disfunções do assoalho pélvico durante o ciclo vital feminino. O laboratório dispõe de equipamentos de eletromiografia; balança de bioimpedância; e equipamento de ultrassonografia GE Healthcare.

 

Laboratório de Plasticidade Muscular

Coordenadora: Profª. Drª. Tania de Fátima Salvini

Nesse laboratório são desenvolvidos projetos de pesquisa experimental utilizando modelos animais (ratos e camundongos), assim como estudos que envolvam a análise de células humanas. Nos estudos experimentais são analisadas as possíveis adaptações do músculo esquelético e suas terminações nervosas à lesão, desnervação, osteoartrite, lesões ligamentares, exercícios, etc. Um outro foco do laboratório é a avaliação dos efeitos da aplicação de diversos recursos fisioterapêuticos (diferentes tipos de exercícios, eletroestimulação, crioterapia, ultrassom, laser, etc) no músculo esquelético. Os protocolos para avaliação muscular são a histologia (análise morfológica), imunohistoquimica e técnicas de biologia molecular para análise da expressão gênica e de proteínas. O laboratório tem todos os equipamentos para a execução dessas técnicas (microscópios, centrífugas, criostato, freezers, estufas, equipamento para purificação de água, equipamentos para expressão gênica, etc.). Nos estudos em humanos, são desenvolvidos projetos que investigam a adaptação funcional do músculo esquelético à diferentes recursos fisioterapêuticos, em portadores de diversas afecções que causam distúrbios do movimento, como osteoartrite, diabetes, lesões ligamentares, lesões SNC e periférico, síndrome do impacto do ombro, fibromialgia, câncer, etc. Os equipamentos disponíveis para análise desses indivíduos são o dinamômetro isocinético (Biodex System III), plataformas de força, eletromiografia, câmeras digitais, etc, disponíveis nos laboratórios multiusuários do Departamento de Fisioterapia.

 

Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa em Saúde do Idoso (LaPeSI)

Coordenadoras: Profª. Drª. Anielle Cristhine de Medeiros Takahashi e Profª. Drª. Larissa Pires de Andrade

O LaPeSi tem como objetivo abrigar pesquisas com avaliações e intervenções fisioterapêuticas em diferentes populações de idosos: fisicamente ativos, frágeis, em risco de fragilização, com comprometimento cognitivo, longevos, caidores, idosos cuidadores, entre outras. As avaliações tem como foco, tanto análises de movimento e análise de complexidade e interação de diferentes sistemas fisiológicos, bem como avaliações cognitivas e de ferramentas de uso clínico. Para realização das atividades, o LaPeSi conta com salas de avaliações específicas para avaliação cognitiva e física, bem como salas climatizadas, e equipamentos como actigrafos, monitores de frequência cardíaca, eletrocardiógrafos, dinamômetros manuais dentre outros.

 

Núcleo de Pesquisas em Exercício Físico (NUPEF)/Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular (LFCV)/Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar (LACAP)

Coordenadoras: Profª. Drª. Aparecida Maria Catai, Profª. Drª. Audrey Borghi e Silva e Profª. Drª. Renata Gonçalves Mendes

Nestes Laboratórios são desenvolvidas pesquisas quanto a avaliação e intervenção no contexto das doenças cardiovasculares e respiratórias; investigação dos ajustes e adaptações fisiológicas a diferentes estressores e exercícios físicos e análise de sinais biológicos, principalmente variáveis hemodinâmicas, respiratórias, autonômicas e metabólicas. Estes contam com ergômetros (2 Cicloergômetro Corival e 1 Recumbent e 2 esteiras Imbramed-Master ATL/ATS), supino inclinado e leg press, ventilador mecânico, cardiofrequencímetros, ergoespirômetros (CPX Medgraphics, Oxycon Mobile e VMax Encore), sistema de pletismografia de pulso (2 Finometer Pro), sistemas de aquisição de sinais (2 Powerlab 8/35, Bio Amp FE132 – AD Inst), espectroscopia no infravermelho próximo (2 NIRS, Oxymon), ECG longo prazo (Holter), pletismografia por indutância (Life Shirt), manovacuomêtros, espirômetros, Ultrassom (sonosite), cardioimpedância (Physioflow),  analisador de lactato e glicose (YSI 2300), Sphygmocor, Balança (Inbody) e  eletroestimuladores elétricos de corpo inteiro.

 

Núcleo Multidisciplinar de Análise do Movimento (NAM)

Coordenadora: Profª. Drª. Ana Beatriz de Oliveira

O NAM conta com o sistema Qualisys, baseado em oito câmeras digitais ópticas, de alta velocidade e resolução, e marcadores refletivos passivos integrados aos softwares de análise (Qualisys Track Manager – QTM e Visual 3D), os quais permitem realizar de forma ágil o cálculo de rotação, velocidade e aceleração. O sistema possibilita integração a outros equipamentos a partir de um sincronizador de eventos ou de conversor analógico compatível com duas plataformas de força (BERTEC Corporation – USA, modelo 4060-08) e um eletromiográfo wireless (Trigno, Delsys). Tem possibilitado o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa de alunos de mestrado e doutorado do PPGFT da UFSCar, bem como de outras instituições (como a Escola de Engenharia da USP-SC). O laboratório dispõe ainda de um aparelho de suporte de peso corporal, composto por um trilho de ferro, fixado ao teto, uma talha elétrica, uma célula de carga e um mostrador digital.