Autoavaliação
A autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) é um aspecto relevante e que vem sendo cada vez mais considerado no processo de avaliação dos cursos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esta deve ser parte de um processo amplo e abrangente que visa compreender as potencialidades e os desafios enfrentados pelos PPGs, auxiliando no planejamento estratégico e no auto monitoramento com o objetivo de promover ações de melhoria dos indicadores dos Programas.
Neste contexto, o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar (PPGFT/UFSCar) sempre visou melhorar os seus indicadores por meio do processo de autoavaliação. No quadriênio 2017-2020, elaboramos a Política de Autoavaliação do Programa, e no quadriênio vigente (2021-2024), o processo de autoavaliação foi efetivamente implementado. Participaram deste processo todos os atores envolvidos: docentes permanentes, técnicos-administrativos, discentes da Pós-Graduação e egressos do Programa. Os resultados obtidos indicaram ações necessárias para aprimorar a formação dos estudantes e dos processos de trabalho visando ampliar a produção e, principalmente, a disseminação do conhecimento produzido. Os achados foram amplamente discutidos pelo grupo e resultaram em reformulação do Planejamento Estratégico do PPGFT/UFSCar e em mudanças organizacionais para o próximo quadriênio (2025-2028), incluindo alterações no próprio processo de avaliação (meta-avaliação).
Fonte: PPGFT