Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia em Saúde da Mulher (LAMU)

Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Patricia Driusso e Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Sartorato Beleza
Linha de Pesquisa no PPGFT: Investigação clínica e epidemiológica na Saúde da Mulher e da Pessoa Idosa

No Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia em Saúde da Mulher (LAMU) têm sido conduzida duas linhas de pesquisas:
1. Procedimentos de avaliação e intervenção fisioterapêutica para tratamento das disfunções do assoalho pélvico feminino, em parceria com pesquisadores nacionais (Universidade de São Paulo, Universidade de Campinas, Universidade Federal do Espirito Santo, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal de Natal) e internacionais (Western Michigan University/Estados Unidos, Hochschule Osnabrück/ Alemanha e Norwegian School of Sport Sciences/Noruega). Nos últimos anos foram desenvolvidos estudos de propriedades de medidas das avaliações utilizadas pelo fisioterapeuta para avaliação da musculatura do assoalho pélvico, ensaios clínicos aleatorizado com avaliação econômica visando testar o custo-utilidade e custo-efetividade de intervenções fisioterapêuticas, especialmente em gestantes e em mulheres com incontinência urinária e revisões sistemáticas.
2. Avaliação e intervenção fisioterapêutica na Saúde da Mulher, com ênfase no ciclo gravídico-puerperal. Essa linha de pesquisa busca responder questões relacionadas à avaliação e ao tratamento fisioterapêutico no ciclo vital feminino, em especial durante a gestação, parto e pós-parto. Os trabalhos desenvolvidos contam com parceiros nacionais e internacionais, seja no desenvolvimento de estudos observacionais, de revisão sistemática e revisões de escopo, bem como estudos de tradução transcultural e propriedades de medida de instrumentos de avaliação. Recentemente, dentro desta linha de pesquisa, estudos sobre o comportamento físico de gestantes e puérperas têm sido desenvolvidos.

Infraestrutura: O LAMU tem 70 m2, e é constituído por quatro salas destinadas à avaliação e tratamento fisioterapêutico (coleta de dados) e uma sala de trabalho para processamento de dados e realização de reuniões científicas, utilizada por pesquisadores e estudantes. O laboratório dispõe de equipamentos de eletromiografia; manometria, bioimpedância, equipamentos de eletroterapia; e equipamento de ultrassonografia GE Healthcare.

Financiamento: Nos últimos anos, as coordenadoras do LAMU obtiveram recursos provenientes de agências de fomento CAPES, FAPESP e CNPq, para aquisição de equipamentos de pesquisa e/ou bolsas de estudos.

Atividades de Extensão: Cumprindo seu papel no avanço da pesquisa científica e da prática fisioterapêutica baseada em evidências e contribuindo para o avanço na perspectiva da saúde e qualidade de vida das mulheres são realizadas pelas docentes coordenadoras do LAMU, atividades de extensão, compreendendo educação continuada (seminários, ciclo de palestras, capacitação em prática baseada em evidência, etc.) e atendimento à população (preparação da musculatura do assoalho pélvico para o parto vaginal). Tanto as atividades de pesquisa, acadêmicas e de extensão desenvolvidas no LAMU podem ser consideradas inovadoras e pioneiras, tornando-o um centro de referência científica e de desenvolvimento de pesquisas com diversos pesquisadores nacionais e internacionais. 

Instagram: @lamu.ufscar
Youtube: LAMU UFSCar

LAMU abril/25 (1)

LAMU. Foto por Sabrina Gonzaga.

LAMU abril/25 (2)

LAMU. Foto por Sabrina Gonzaga.

LAMU abril/25 (3)

LAMU. Foto por Sabrina Gonzaga.

LAMU abril/25 (4)

LAMU, Sala de Reuniões e Estudos. Foto por Sabrina Gonzaga.

LAMU abril/25 (5)

LAMU, Sala de Reuniões e Estudos. Foto por Sabrina Gonzaga.

LAMU abril/25 (6)

LAMU. Foto por Sabrina Gonzaga.

64a_-_Lamu.png