Laboratório de Avaliação e Intervenção do Complexo do Ombro
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Paula Rezende Camargo
Linha de Pesquisa no PPGFT: Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia, Esportes e Reumatologia
O grupo é líder no país na produção de conhecimento relacionado ao tratamento e avaliação das disfunções do complexo do ombro. Tem parceria com pesquisadores dos Estados Unidos, Bélgica, Inglaterra e Austrália que são referências internacionais sobre o tema. Essas parcerias com colaboradores internacionais resultaram em publicações científicas em revistas de impacto internacional e também no intercâmbio de pesquisadores e alunos entre laboratórios. O grupo também participa do projeto de extensão que trata pacientes com dores e disfunções do ombro. Esse projeto propicia que os usuários da Unidade Básica de Saúde Vila Isabel (São Carlos) sejam atendidos e façam proveito do conhecimento desenvolvido a partir dos estudos científicos.
Infraestrutura: O laboratório possui uma sala de coleta e uma sala onde ficam os alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado para análise dos dados. Seus principais equipamentos são: um sistema de rastreamento eletromagnético (TrakSTARTM) para captação e análise de dados cinemáticos em 3D integrado ao software MotionMonitor™ (Innovative Sports Training, Inc. Chicago, IL); sistemas de eletromiografia da Delsys Trigno cada um com oito canais; e outros equipamentos como Cervical Range of Motion, inclinômetro digital (Acumar™, Lafayette Intrument Company, Lafayette, IN), dinamômetro manual (Lafayette Instrument Company, Lafayette, IN, Estados Unidos), algômetro digital de pressão (marca ITO – Physiotherapy & Rehabilitation, OE-220, Japão).
Financiamento: O laboratório conta com o investimento da FAPESP, CAPES e CNPq que propiciam o financiamento dos projetos e bolsas de pesquisa para os alunos que conduzem os estudos. Atualmente, o principal projeto envolve um estudo transversal que avalia o membro superior de indivíduos portadores de Diabetes Mellitus (“Avaliação do complexo do ombro e neuropatia periférica em indivíduos com Diabetes Mellitus – implicações para reabilitação”). Esse é um projeto com financiamento da FAPESP (Auxílio Regular 2022/13813-9), e com colaboração da Prof.ª Dr.ª Isabel de Camargo Neves Sacco (USP/SP) que é referência internacional em neuropatia diabética. Esse projeto também conta com bolsas FAPESP de Doutorado Direto e Iniciação Científica. Um outro projeto tem como foco verificar o efeito da eletroestimulação das diferentes porções dos músculos trapézio e deltóide no movimento tridimensional da escápula. Esse projeto tem parceria com o Prof. Dr. Donald Neumann da Marquette University/EUA. Alunos da América Latina, Europa e EUA visitam o laboratório em visitas de curta duração.
Facebook do Laboratório de Avaliação e Intervenção do Complexo do Ombro: laboratoriodoombro (link)
Inclinômetro (à esquerda), dinamômetro manual (no meio, atrás), dinamômetro de preensão (no meio, na frente), e algômetro (à direita). Foto por Julia Kortstee Ferreira.
Equipamento de avaliação cinemática. Foto por Julia Kortstee Ferreira.
Visão mais ampla do equipamento de avaliação cinemática. Foto por Julia Kortstee Ferreira.
Laboratório de Avaliação e Intervenção do Complexo do Ombro. Foto por Julia Kortstee Ferreira.
Sala de estudos e análises de dados. Foto por Julia Kortstee Ferreira.
@laboratoriodoombro