Laboratório de Avaliação e Intervenção do Complexo do Ombro

Coordenadora: Profª. Drª. Paula Rezende Camargo

O grupo é líder no país na produção de conhecimento relacionado ao tratamento e avaliação das disfunções do complexo do ombro. Tem parceria com pesquisadores dos EUA, Bélgica, Inglaterra e Nova Zelândia que são referências internacionais sobre o tema. Essas parcerias com colaboradores internacionais resultaram em publicações científicas em revistas de impacto internacional, e também no intercâmbio de pesquisadores e alunos entre laboratórios. O laboratório conta com o investimento da FAPESP, CAPES e CNPq que propiciam o financiamento dos projetos e bolsas de pesquisa para os alunos que conduzem os estudos.

Infraestrutura: O laboratório tem um sistema de rastreamento eletromagnético (TrakSTARTM) para captação e análise de dados cinemáticos em 3D integrado ao software MotionMonitor™ (Innovative Sports Training, Inc. Chicago, IL); sistemas de eletromiografia da Delsys Trigno cada um com oito canais; e outros equipamentos como Cervical Range of Motion, inclinômetro digital (Acumar ™, Lafayette Intrument Company, Lafayette, IN), dinamômetro manual (Lafayette Instrument Company, Lafayette, IN, USA), algômetro digital de pressão (marca ITO – Physiotherapy & Rehabilitation, OE-220, Japão).

46_-_Ombro.png

47_-_Ombro.png