Laboratório de Cinesiologia Clínica e Ocupacional (LACO)

Coordenadora: Profª. Drª. Ana Beatriz de Oliveira

No Laboratório de Cinesiologia Clínica e Ocupacional (LACO) são desenvolvidos estudos voltados para o entendimento da exposição biomecânica em trabalhadores, buscando suporte científico para a elaboração de estratégias de intervenção capazes de promover saúde em diferentes grupos ocupacionais. Temos buscado também compreender os mecanismos biológicos que diferenciam homens e mulheres no desenvolvimento de sintomas musculoesqueléticos relacionados ao trabalho. Os estudos são realizados tanto em ambiente controlado como em ambientes ocupacionais reais e, para isso, o laboratório conta com dispositivos portáteis para registro da exposição biomecânica (eletromiógrafo, inclinômetro digital e eletrogoniômetro). Recentemente temos também nos dedicado ao estudo dos perfis de atividade física dos trabalhadores – por meio de acelerômetros, buscando estratégias que quebrem o comportamento sedentário em diferentes populações de trabalhadores. O LACO também se dedica ao desenvolvimento de estudos que envolvem a avaliação e intervenção fisioterapêutica de sujeitos com Disfunção Temporomandibular e comprometimentos associados, contemplando o aspecto clínico do laboratório. Os estudos têm sido desenvolvidos a partir de financiamentos obtidos junto à FAPESP (auxílio regular) e CNPq (edital universal), bem como apoio advindo do PPGFT/UFSCar e de bolsas de diferentes agências (CAPES, CNPq, PIBIC/CNPq e FAPESP) destinada aos estudantes de graduação e pós-graduação, além dos pós-doutorandos. As duas frentes de pesquisa do LACO contam com colaboradores internacionais de destaque nas nossas áreas de inserção, como o Prof. Svend Erik Mathiassen (University of Gävle, Suécia), o Prof. Pascal Madeleine (Aalborg University), a Profa. Julie Côté (McGill University, Canadá), a Profa. Susan Armijo-Olivo (University of Applied Sciences Hochschule Osnabruck, Alemanha) e a Profa. Corine Visscher (Acta, Holanda).

50_-_LACO.png

51_-_LACO.png