Laboratório de Cinesiologia Clínica e Ocupacional (LACO)

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz de Oliveira
Linha de Pesquisa no PPGFT: Instrumentação e Recursos Fisioterapêuticos relacionados ao Adulto e Saúde do Trabalhador

No Laboratório de Cinesiologia Clínica e Ocupacional (LACO) são desenvolvidos estudos voltados para o entendimento da exposição biomecânica em trabalhadores, buscando suporte científico para a elaboração de estratégias de intervenção capazes de promover saúde em diferentes grupos ocupacionais. Os estudos levam também em conta o efeito do sexo no desenvolvimento de sintomas musculoesqueléticos relacionados ao trabalho. Os estudos são realizados tanto em ambiente controlado como em ambientes ocupacionais reais e, para isso, o laboratório conta com dispositivos portáteis para registro da exposição biomecânica (eletromiógrafo, inclinômetro digital e eletrogoniômetro). Recentemente, o estudo dos perfis de atividade física dos trabalhadores – registrados por meio de acelerômetros – têm também auxiliado na compreensão de fatores de saúde e sedentarismo nesta população diante da mudança trazida pela pandemia de COVID-19 na configuração do trabalho (remoto x presencial). O LACO também se dedica ao desenvolvimento de estudos que envolvem a avaliação e intervenção fisioterapêutica de sujeitos com Disfunção Temporomandibular e comprometimentos associados, contemplando o aspecto clínico do laboratório. Alguns projetos principais desenvolvidos são: 1) Mecanismos para o desenvolvimento de sintomas e lesão musculoesquelética e estratégias de intervenção para prevenção; 2) ATM: avaliação cinemática, tratamento fisioterapêutico da disfunção e sua relação com a coluna cervical; e 3) Processamento de sinais biológicos. As duas frentes de pesquisa do LACO contam com colaboradores internacionais de destaque nas áreas de inserção, como o Prof. Svend Erik Mathiassen (University of Gävle, Suécia); o Prof. Pascal Madeleine (Aalborg University); a Prof.ª Julie Côté (McGill University, Canadá); a Prof.ª Susan Armijo-Olivo (University of Applied Sciences Hochschule Osnabruck, Alemanha); a Prof.ª Corine Visscher (Acta, Holanda); a Prof.ª Divya Srnivasan (Clemson University, Estados Unidos); e o Prof. Andreas Holtermann (National Research Centre for the Working Environment). Parcerias desenvolvidas com pesquisadores nacionais englobam: a Prof.ª Daniela Aparecida de Godoi Gonçalves, da FOA/UNESP de Araraquara e o Prof. Francisco Locks Neto da UPE.

Infraestrutura: O LACO conta com duas salas junto ao Departamento de Fisioterapia da UFSCar, sendo uma sala ampla, compartilhada com o LAFIPE, onde são realizados os experimentos laboratoriais. A segunda sala compreende um espaço de trabalho para os estudantes de Graduação, Pós-Graduação e pós-doutorandos. Os equipamentos disponíveis no LACO compreendem: 2 eletromiógrafos portáteis de 8 canais cada (Miomonitor IV – Delsys e Trigno Mobile – Delsys) e eletrodos simples diferencial com e sem fio; 1 inclinômetro digital com quatro sensores; 1 módulo de aquisição de sinais biológicos que permite o registro simultâneo de eletromiografia e eletrogoniometria; sensores eletrogoniométricos para registro de movimentos do punho; 15 mesas de altura ajustável; e 25 acelerômetros (ActivPal Micro) para registro de atividade física.

Financiamento: FAPESP (Auxílio Regular), CNPq (Edital Universal), bem como apoio advindo do PPGFT/UFSCar e de bolsas de diferentes agências (CAPES, CNPq e FAPESP) destinadas aos estudantes de Graduação e Pós-Graduação, além de pós-doutorandos.

Atividades de Extensão: As atividades de pesquisa realizadas no LACO têm fomentado ações propostas no Estágio em Fisioterapia na Prevenção de Lesões Musculoesqueléticas/Ergonomia, realizado no Hospital Universitário da UFSCar, com alunos do quarto ano do curso de Graduação em Fisioterapia da UFSCar. As pesquisas desenvolvidas no laboratório são pioneiras ao registrar um leque completo de medidas diretas de exposição biomecânica de trabalhadores (eletromiografia e registro de movimento) em seus ambientes reais de trabalho no Brasil. O LACO também é inovador ao estudar métodos interativos e mais personalizados de uso da mesa de altura ajustável na promoção de maior variabilidade de exposição em trabalhadores de escritório, bem como na quebra do comportamento sedentário dessa população.

LACO abril/25 (2)

Estudos do LACO. Foto por Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz de Oliveira.

LACO abril/25 (4)

Estudos do LACO. Foto por Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz de Oliveira.

LACO abril/25 (5)

Estudos do LACO. Foto por Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz de Oliveira.

LACO abril/25 (6)

Estudos do LACO. Foto por Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz de Oliveira.

50_-_LACO.png

51_-_LACO.png