Laboratório de Estudos em Epidemiologia e Envelhecimento (LEPEN)

Coordenador: Prof. Dr. Tiago da Silva Alexandre

Através de estudos epidemiológicos de base populacional, o LEPEN contribui com a linha de pesquisa Envelhecimento do PPGFt.

O LEPEN é financiado pelo CNPQ e pela FAPESP (Projeto Jovem Pesquisador) e nele está sediado o International Collaboration of Longitudinal Studies of Aging (InterCoLAging) um consórcio internacional de estudos longitudinais envolvendo o ELSA Study (English Longitudinal Study of Aging) sediado na University College London (Inglaterra), o MHAS Study (Mexican Health and Aging Study), sediado na University of Texas Medical Branch (EUA) e o Estudo ELSI (Estudo Longitudinal da Saúde e Bem Estar dos Idosos Brasileiros) sediado na Fundação René Rachou.

Com o InterCoLAging é possível que todos os alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado possam realizar análises comparativas, em diversas áreas do envelhecimento, entre Brasil, Inglaterra e EUA, além de permitir uma rede de integração de pesquisadores entre esses três países. Um convênio de cooperação entre o coordenador do LEPEN, via UFSCar, e a University College London permite intercâmbio de alunos (in e off). Ademais, essa parceria têm resultado num conjunto de publicações do coordenador, docente credenciado no PPGFt, alunos do PPGFt e parceiros internacionais, o que amplia a relevância do LEPEN num cenário global.

Atualmente, o LEPEN têm se dedicado à estudos longitudinais de trajetória, dado que temos dados que variam de 4 a 16 anos de follow-up. Os principais objetos de estudo têm sido:

1. Obesidade dinapênica e sua influência na incidência e na trajetória de incapacidade funcional, declínio da função de membros inferiores e redução da velocidade da marcha;
  2. Obesidade dinapênica e sua influência na trajetória das disfunções do metabolismo dos carboidratos, lipídeos, vitamina D e na pressão arterial;
  3. Determinantes da síndrome da fragilidade e sua relação com a incidência de incapacidade e prejuízo da memória;
  4. Insuficiência e deficiência de vitamina D e sua influência sobre a incidência de incapacidade funcional e redução da força muscular;
  5. Condições pregressas de vida e seu efeito na trajetória do acúmulo de gordura abdominal, redução da força muscular e mortalidade precoce;
  6. Diabetes e sua influência na redução da força muscular e no declínio da memória.

Infraestrutura: O LEPEN conta com um espaço de 20 m2, 8 baias de estudo com cadeiras, 9 computadores, 1 impressora, 9 pacotes estatísticos STATA e pacote STATA Transfer.

54_Lepen_.png

55_-_Lepen.png