Unidade Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar (LACAP)

Coordenadoras: Profª. Drª. Audrey Borghi e Silva, e Profª. Drª. Renata Gonçalves Mendes e Profª. Drª. Adriana Sanches Garcia de Araujo

Descrição dos aspectos mais relevantes: Neste Laboratório são desenvolvidas pesquisas envolvendo avaliação e intervenção em Fisioterapia Cardiopulmonar ambulatorial e hospitalar envolvendo pacientes com doenças cardiovasculares, respiratórias, metabólicas e pacientes críticos. Inclui a investigação dos ajustes e adaptações fisiológicas a diferentes estressores, exercícios físicos e recursos adjuntos e análise de sinais biológicos principalmente variáveis hemodinâmicas, respiratórias, autonômicas e metabólicas e desempenho funcional.

Infraestrutura: Este espaço está alocado no DFisio e ocupa aproximadamente 75m2. Possui um espaço de trabalho para análise de dados e escrita científica para os estudantes. Em outras duas salas estão os ergômetros (Cicloergômetro Corival Lode Recumbent, esteira Inbramed-Master ATL/ATS), ventilador mecânico não invasivo (Resmed, Astral 150) e CPAP (Resmed), cardiofrequencímetros, ergoespirômetro portátil e com analise telemétrica (Oxycon Mobile), sistema de pletismografia de pulso (Finometer Pro), sistemas de aquisição de sinais humanos e animais (Powerlab 8/35, Bio Amp FE132 – AD Inst), espectroscopia no infravermelho próximo (2 NIRS, Oxymon), eletrocardiograma (Wincardio) e sistema Holter para coletas de ECG de 24h, manovacuomêtros (portátil e digital), espirômetros, Ultrassom (M-turbo, Phillips), Sphygmocor (ATCor - rigidez arterial), sistema de cardioimpedância (Physioflow), analisador de lactato e glicose (YSI 2300), Balança de bioimpedância (Inbody), 2 eletroestimuladores musculares de corpo inteiro (Myha bodytec) e Pletismografia de corpo inteiro para medidas de função pulmonar completa (MasterScreen Jaeger). Possui ainda uma sala de higienização e desinfecção de equipamentos e materiais compartilhada. No Hospital Universitário em sala de ergometria temos também um Cicloergômetro Inbramed para testes ergométricos e ergoespirométricos.

Mídias sociais: lacapufscar (facebook), @lacapufscar (instagram)
Contato para agendamento do uso: (16) 3351-8705
Agenda: https://calendar.google.com/calendar/u/0?cid=b3h5Y29uLnVmc2NhckBnbWFpbC5jb20

37_-_LACAP.png