Unidade Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar (LACAP)
Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Audrey Borghi e Silva, Prof.ª Dr.ª Renata Gonçalves Mendes e Prof.ª Dr.ª Adriana Sanches Garcia de Araújo
Linha de Pesquisa no PPGFT: Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisiologia do Exercício
Neste Laboratório são desenvolvidas pesquisas envolvendo avaliação e intervenção em Fisioterapia Cardiopulmonar ambulatorial e hospitalar envolvendo pacientes com doenças cardiovasculares, respiratórias, metabólicas e pacientes críticos. Inclui a investigação dos ajustes e adaptações fisiológicas a diferentes estressores, exercícios físicos e recursos adjuntos e análise de sinais biológicos principalmente variáveis hemodinâmicas, respiratórias, autonômicas e metabólicas e desempenho funcional. Alguns dos principais projetos em desenvolvimento no laboratório são: 1) Efeitos do treinamento muscular ventilatório sobre a hemodinâmica, do perfil inflamatório e dos marcadores de atrofia e hipertrofia muscular em ratos com diabetes mellitus (CNPq); 2) Estudo de seguimento dos fatores limitantes ao exercício físico e efeito dos recursos adjuntos à reabilitação nas doenças cardiorrespiratórias crônicas – uma abordagem multicêntrica (Projeto Temático FAPESP); e 3) Impacto da mobilização precoce em pacientes com sepse: influência dos exercícios passivos e ativos na função endotelial, autonômica cardíaca e perfil inflamatório. Parcerias com instituições nacionais e internacionais: Ross Arena e Shane Phillips, University of Illinois at Chicago (UIC), Estados Unidos; Willian Sheel, British Columbia University (BCU), Canadá; Jorge Henriques, Universidade de Coimbra, Portugal; Jonathan Myers, Virginia Commonwealth University (VCU), Estados Unidos; Piergiuseppe Agostoni, Università degli Studi di Milano, Itália; John Hurst, University College London, Reino Unido; Emmanuel Ciolac, UNESP, Bauru; Michel Silva Reis, UFRJ. No PPGFT-UFSCar, este laboratório dá suporte a docentes da área de cardiorrespiratória, musculoesquelética e neurofuncional.
Infraestrutura: Está alocado no Departamento de Fisioterapia (DFisio) e ocupa aproximadamente 75m2. Possui um espaço de trabalho para análise de dados e escrita científica para os estudantes, de graduação e pós-graduação, e pós-doutorandos. Em outras duas salas estão os ergômetros (Cicloergômetro Corival Lode Recumbent, Cicloergômetro Inbramed, esteira Inbramed-Master ATL/ATS), ventilador mecânico (Resmed, Astral 150) cardiofrequencímetros, ergoespirômetros (Oxycon Mobile), sistema de pletismografia de pulso (Finometer Pro), sistemas de aquisição de sinais humanos e animais (Powerlab 8/35, Bio Amp FE132 – AD Inst), espectroscopia no infravermelho próximo (2 NIRS, Oxymon), ECG longo prazo (Holter), pletismografia por indutância (Life Shirt), manovacuomêtros, espirômetros, Ultrassom (M turbo sonosite), Sphygmocor (ATCor - regidez arterial), cardioimpedância (Physioflow), analisador de lactato e glicose (YSI 2300), Balança (Inbody), eletroestimuladores elétricos de corpo inteiro (Myha bodytec) e Pletismografia função pulmonar completa (MasterScreen Jaeger). Uma sala de higienização e desinfecção de equipamentos e materiais é compartilhada com o NUPEF.
Financiamento: Laboratório com infraestrutura majoritária proveniente de investimento de agências de fomento (FAPESP e CNPq) com desenvolvimento de pesquisas com parcerias nacionais e internacionais.
Atividades de Extensão: O impacto social das pesquisas desenvolvidas pode ser observado a partir de seguimentos populacionais com DPOC, insuficiência cardíaca e COVID-19 na população de São Carlos, sendo uma parceria com HU-UFSCar e Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos. Além disso, o grupo de pesquisas é pioneiro no Brasil a estudar o impacto da ventilação mecânica não invasiva e o efeito da suplementação ergogênica com L-Carnitina como adjunto a reabilitação em pacientes com doenças cardiorrespiratórias crônicas. Mais recentemente, tem estudado o efeito de outros adjuntos à reabilitação, como a laserterapia, bem como o uso de LED e os efeitos da eletroestimulação de corpo interno como potencializadores da performance e da funcionalidade das doenças cardiorrespiratórias crônicas.
Instagram do LACAP:@lacapufscar
Facebook do LACAP: lacapufscar
Contato para agendamento do uso multiusuário: (16) 3351-8705
Agenda: https://calendar.google.com/calendar/u/0?cid=b3h5Y29uLnVmc2NhckBnbWFpbC5jb20
Pletismografia de corpo inteiro. Foto por Lêda Leonôr Mendonça Carvalho.
Nirs (espectroscopia próxima ao infravermelho). Foto por Gabriele Da Dalto Pierazzo.
Ultrassom. Foto por Gabriele Da Dalto Pierazzo.