Laboratório de Fisioterapia Preventiva e Ergonomia (LAFIPE)

Coordenadora: Profª. Drª. Tatiana de Oliveira Sato

No Laboratório de Fisioterapia Preventiva e Ergonomia são conduzidos estudos que visam: 1) avaliar a exposição ocupacional em diferentes grupos de trabalhadores por meio de registros de imagens, inclinometria e eletrogoniometria. 2) avaliar o efeito de intervenções voltadas à prevenção de distúrbios musculoesqueléticos, tais como ginástica laboral e ajustes dos postos de trabalho. Essas situações ocupacionais de risco são também reproduzidas em laboratório para avaliação do risco em condições mais controladas. Quando necessário são produzidos mock-ups das situações (postos de trabalho, produtos, dispositivos) e avaliados por meio do registro de movimento, e também de forças (células de carga, dinamômetros, sensores de pressão etc.) ou por estimativas matemáticas (softwares de modelagem biomecânica). Os equipamentos foram adquiridos com recursos de agências de fomento: CAPES, FAPESP e CNPq e fazem parte do patrimônio da UFSCar.

Infraestrutura: O LAFIPE se localiza no prédio do Departamento de Fisioterapia, na Área Norte da Universidade Federal de São Carlos. O LAFIPE é composto por uma área destinada à coleta de dados e uma sala de trabalho para os pesquisadores e estudantes. Nosso laboratório possui equipamentos para realizar avaliações na área da Fisioterapia Preventiva e Ergonomia. Para registro da postura e movimentos temos inclinômetros, eletrogoniômetros e acelerômetros; para registro da ativação muscular temos um sistema de eletromiografia de superfície; para registro da força muscular temos dinamômetros e células de carga; para avaliação da dor temos o algômetro e para o registro da variabilidade da frequência cardíaca temos um cardiofrequencímetro.

56_-_LAFIPE.png

57_-LAFIPE.png