Laboratório de Fisioterapia Preventiva e Ergonomia (LAFIPE)

Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Tatiana de Oliveira Sato e Prof.ª Dr.ª Cristiane Shinohara Moriguchi de Castro
Linha de Pesquisa no PPGFT: Instrumentação e Recursos Fisioterapêuticos relacionados ao Adulto e Saúde do Trabalhador

No Laboratório de Fisioterapia Preventiva e Ergonomia são conduzidos estudos que visam: 1) avaliar a exposição ocupacional em diferentes grupos de trabalhadores por meio de registros de imagens, questionários e equipamentos de medida direta como inclinometria e eletrogoniometria. 2) avaliar o efeito de intervenções voltadas à prevenção de distúrbios musculoesqueléticos e promoção da saúde, tais como atividade física e ajustes dos postos de trabalho. Essas situações ocupacionais de risco são também reproduzidas em laboratório para avaliação do risco em condições mais controladas. Quando necessário são produzidos mock-ups das situações (postos de trabalho, produtos e dispositivos) e avaliados por meio do registro de movimento, forças (células de carga, dinamômetros, sensores de pressão etc.) ou por estimativas matemáticas (softwares de modelagem biomecânica). Destaca-se como principal projeto do laboratório: “Avaliação da exposição ocupacional e do efeito de intervenções fisioterapêuticas voltadas ao sistema musculoesquelético em trabalhadores”. O LAFIPE tem como parceiro internacional o National Research Centre for the Working Environment, Dinamarca. 
O grupo possui conhecimento e experiência na área de prevenção de distúrbios musculoesqueléticos, principalmente na avaliação quantitativa da atividade física, posturas e movimentos em ambiente ocupacional.

Infraestrutura: O LAFIPE se localiza no prédio do Departamento de Fisioterapia, na Área Norte da Universidade Federal de São Carlos. É composto por uma área destinada à coleta de dados e uma sala de trabalho para os pesquisadores e estudantes. Possui equipamentos para realizar avaliações na área da Fisioterapia Preventiva e Ergonomia. Para registro da postura e movimentos temos inclinômetros, eletrogoniômetros e acelerômetros; para registro da ativação muscular temos um sistema de eletromiografia de superfície; para registro da força muscular temos dinamômetros e células de carga; para avaliação da dor temos o algômetro e para o registro da variabilidade da frequência cardíaca temos um cardiofrequencímetro.

Financiamento: Os equipamentos foram adquiridos com recursos de agências de fomento CAPES, FAPESP e CNPq e fazem parte do patrimônio da UFSCar. 

Instagram do LAFIPE: @lafipe_ufscar  
Site do LAFIPE: http://www.lafipe.ufscar.br/

LAFiPE 2025

Registro de movimento durante uma atividade simulada de trabalho (uso de inclinômetro e eletrogoniômetros)

57_-LAFIPE.png