Laboratório de Fotobiomodulação (Fotobiolab)
Coordenador: Prof. Dr. Cleber Ferraresi
Linha de Pesquisa no PPGFT: Instrumentação e Recursos Fisioterapêuticos relacionados ao Adulto e Saúde do Trabalhador
O Laboratório de Fotobiomodulação (FotoBioLab) é voltado ao estudo da interação da luz terapêutica (lasers e LEDs) de baixa potência e baixa intensidade, com os tecidos biológicos, tanto em modelos in vitro, experimental (animal) e em ensaios clínicos. Os temas das pesquisas concentram-se nos efeitos da fotobiomodulação na reabilitação, esportes e saúde, sobretudo nas linhas de pesquisas específicas de fotobiomodulação aplicada aos esportes, fotobiomodulação aplicada em doenças crônicas não transmissíveis, e dosimetrias e janelas terapêuticas da fotobiomodulação. Diversos métodos e recursos são utilizados para se avaliar os efeitos da fotobiomodulação, como análises bioquímicas, celulares, moleculares, histológicas, microscopia, avaliações físicas, testes funcionais e biomecânicos.
O FotoBioLab conta com colaborações internacionais intensas com o Prof. Dr. Michael R. Hamblin (Harvard Medical School) e com o Prof. Praveen Arany (University at Buffalo – Estados Unidos); e colaborações nacionais com o Prof. Dr. Nivaldo Antonio Parizotto (Universidade Brasil), a Prtof.ª Dr.ª Aparecida Maria Catai (Universidade Federal de São Carlos-UFSCar), e o Prof. Dr. Alessandro Moura Zagatto (UNESP-Bauru).
Infraestrutura: O FotoBioLab conta com equipamentos de irradiação pontual (lasers e LEDs), clusters de LEDs, mantas de LEDs, equipamentos de irradiação de corpo inteiro, analisadores de fototipos de pele e medidores de potência e energia óptica.
Financiamento: CAPES e FAPESP.
Instagram do FotoBioLab: @fotobiolab.ufscar