Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Neurológica (LaFiN)

Docente Responsável: Prof. Dr. Thiago Luiz de Russo

Descrição dos aspectos mais relevantes: O Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Neurológica (LaFiN) desenvolve estudos nas áreas clínica e básica, com enfoque nos mecanismos de adaptação e recuperação sensoriomotora e cardiorrespiratória pós- Acidente Vascular Cerebral (AVC). São interesses deste laboratório a investigação da recuperação do membro superior, a relação entre a disfunção arterial e o comportamento sedentário, as modificações na complacência intracraniana e no padrão elétrico cortical e a identificação de biomarcadores moleculares no pós-AVC. Também buscamos o entendimento sobre os mecanismos de atuação da Terapia de Contensão Induzida e o Exercício Aeróbico nesta população. Como uma linha complementar, desenvolvemos estudos sobre a monitorização não invasiva da complacência intracraniana em parceria com a empresa Brain4Care. Colaborações internacionais foram estabelecidas com várias universidades como Harvard, Delaware, Leuven, La Trobe, Illinois, Santander, etc. Parcerias nacionais também ocorrem com a UDESC, USP, etc.

Infraestrutura: Os estudos desenvolvidos no LaFiN fazem uso da infraestrutura multiusuária do DFisio/UFSCar, sendo seus trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Análise do Movimento (NAM), Laboratório de Dinamometria Isocinética, Laboratório de Biologia Molecular e Histologia e Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico (NUPEF)/Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular (LFCV)/Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar (LACAP). O LaFiN possui equipamentos como ultrassom portátil com Doppler, monitores de atividade, criostato, freezer -80oC, etc.

59a-_Lafin_.png

59b-Lafin.png