Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Neurofuncional (LaFiN)
Coordenador: Prof. Dr. Thiago Luiz de Russo
O Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Neurofuncional (LaFiN) tem como propósito realizar a pesquisa clínica no campo da neurorreabilitação para auxiliar pessoas que tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC). Os principais projetos desenvolvidos focam em compreender os mecanismos de plasticidade neuromuscular e cardiorrespiratória que sustentam a recuperação sensoriomotora das pessoas que tiveram AVC e passam por tratamentos de Fisioterapia Neurofuncional. São interesses deste laboratório a investigação da recuperação do membro superior, a relação entre a disfunção arterial e os comportamentos de movimento (atividade física e comportamento sedentário), as modificações na complacência intracraniana e nas oscilações elétricas corticais, bem como a identificação de biomarcadores moleculares no pós-AVC. Também investiga a eficácia de treinamentos físicos, em especial os de alta intensidade, sobre a melhora da mobilidade e no condicionamento cardiorrespiratório destas pessoas. Além disso, no LaFiN, são desenvolvidos estudos de desenvolvimento de tecnologias em saúde digital, como plataformas de monitoramento de comportamentos de movimento para indivíduos pós-AVC, a partir do uso de sensores inerciais. Estes trabalhos são desenvolvidos de forma interdisciplinar com o Departamento de Engenharia Elétrica da UFSCar, com o Prof. Samuel Nogueira, e com a escola de engenharia da USP São Carlos, como o Prof. Marco Terra. Além disso, no LaFiN têm sido desenvolvidos estudos no campo da robótica, com exoesqueletos para membros inferiores com o Prof. Adriano Siqueira, também da EESC-USP. Colaborações internacionais foram estabelecidas com várias universidades, como Harvard, Delaware, Leuven, La Trobe, Illinois, NASA, MacMaster, NorthUmbria, MIT, Santander, etc. O LaFiN também possui parceiros no sul do país, como na UDESC (Prof. Jocemar Ilha) e UFCSPA (Profa. Aline Pagnussat), bem como no sudeste, como a UFMG (Profa. Christina Danielli Faria).
Infraestrutura: Os estudos desenvolvidos no LaFiN fazem uso da infraestrutura multiusuária do DFisio/UFSCar, sendo seus trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Análise do Movimento (NAM), Laboratório de Dinamometria Isocinética, Laboratório de Biologia Molecular e Histologia e Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico (NUPEF)/Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular (LFCV)/Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar (LACAP). Uma sala exclusiva para a análise de dados também é disponibilizada para os alunos do laboratório.
Financiamento: O LaFiN possui equipamentos financiados pela FAPESP, CNPq e CAPES como ultrassom portátil com Doppler, monitores de atividade StepWatch, softwares de análise cinemática e função endotelial, criostato, freezer -80oC, fotodocumentador, PCR em tempo real, rota rod, termociclador convencional, sistema de anestesia inalatória e ventilação mecânica para pequenos animais, etc..
Atividades de Extensão: Como impacto à sociedade, o LaFiN é responsável pelo desenvolvimento de atividades na cidade de São Carlos como o Dia de Combate ao AVC, trabalho desenvolvido junto com alunos da graduação e pós-graduação dos diferentes cursos de saúde da UFSCar. Em especial na pandemia de COVID-19, desenvolveu materiais sobre prevenção ao AVC e também realizou teleatendimentos a comunidade de pacientes atendidos pela Unidade de Saúde Escola da UFSCar. Com responsabilidade social, o LaFiN trabalha no sentido de inovar no desenvolvimento de tecnologias para o monitoramento e reabilitação de indivíduos pós-AVC, apoiar a colaboração empresa e universidade, bem como desenvolver conhecimento no campo da Fisioterapia Neurofuncional.
Instagram do LaFiN: @lafin.ufscar
Facebook do LaFiN: Lafin - Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Neurológica | Facebook
Foto por Nicoly Ribeiro Uliam.
Foto por Nicoly Ribeiro Uliam.
Foto por Nicoly Ribeiro Uliam.
Foto por Nicoly Ribeiro Uliam.
Foto por Nicoly Ribeiro Uliam.