Laboratório de Pesquisa em Recursos Fisioterapêuticos (LAREF)

Coordenadores: Prof Dr. Richard Eloin Liebano e Profª. Drª. Mariana Arias Avila Vera

No Laboratório de Pesquisa em Recursos Fisioterapêuticos (LAREF) são realizadas atividades relacionadas ao estudo e avaliação da influência dos agentes eletrofísicos sobre os tecidos biológicos. Os agentes eletrofísicos estudados são o ultrassom terapêutico, ondas curtas, micro-ondas, laser, LED e correntes elétricas. Contamos com os métodos de avaliação por meio da microscopia de luz comum, de luz polarizada, além de possibilidades de utilização de metodologias como análises químicas (sangue, osso, tendão, músculo), análise da expressão proteica por zimografia, quantificação de citocinas e condições para análise imuno-histoquímica e análise morfológica. No laboratório, temos equipamentos para avaliação de dor e hiperalgesia em modelos animais e em humanos. Nos projetos com seres humanos, avaliamos os efeitos dos agentes eletrofísicos na dor clínica e induzida, além do desempenho funcional, e como instrumentos de avaliação dos desfechos estudados utilizamos o algômetro de pressão digital, escalas e questionários validados.

Infraestrutura: Os equipamentos utilizados no laboratório foram obtidos por meio de projetos para agências de fomento. O Prof. Richard tem parceria importante com pesquisadores internacionais como a Profa. Kathleen Sluka (University of Iowa, EUA) e o Prof. James Bellew (University of Indianapolis, EUA).

60_-_LAREF.png

61_-_LAREF.png