Laboratório de Pesquisa sobre Movimento e Dor – LabMovDor (LabMovePain)
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Thais Cristina Chaves
Linha de Pesquisa no PPGFT: Instrumentação e Recursos Fisioterapêuticos relacionados ao Adulto e Saúde do Trabalhador
O LabMovDor é um laboratório cujo foco são pesquisas na área de dor, com interfaces nos tópicos: 1. Propriedades de medida de questionários, escalas, testes sensoriais e testes funcionais utilizados para avaliação na dor, 2. Intervenções biopsicossociais e comportamentais na dor (Educação em dor
associada a exercícios e terapia manual, Cognitive Functional Therapy e Graded Sensorimotor Retraining), 3. Avaliação do efeito de contexto (efeito placebo) atribuído a intervenções na área de Fisioterapia, e 4. Revisões sistemáticas sobre propriedades de medida e efeitos de intervenções. As atividades de pesquisa envolvem pessoas com dor crônica musculoesquelética ou aguda na região lombar, orofacial e joelho. São realizadas avaliações sensório-quantitativas, testes sensório-motores, avaliações psicossociais (questionários) e testes funcionais. Também são realizados ensaios clínicos aleatorizados.
Destacam-se alguns projetos do grupo: 1) Avaliação do efeito de contexto (efeito placebo) associado ao uso de terapia manual em pacientes com dor lombar crônica – ensaio clínico aleatorizado; 2) Efeito da educação em ciência da dor administrada de forma condensada ou longitudinal associada à terapia manual e exercícios em pacientes com Disfunção Temporomandibular - ensaio clínico aleatorizado; 3) Avaliação das propriedades de medida de testes sensório-motores em pacientes com dor crônica; 4) Estudo das propriedades de medida de diversos instrumentos utilizados na reabilitação musculoesquelética tais como: Pain Stages of Change Questionnaire (PSOCQ) para avaliação dos estágios de mudança do modelo transteórico, Concepts of Pain Inventory (COPI) e Pain Concepts Questionnaire (PCQ) para avaliação de crenças e atitudes sobre a dor, Fremantle Back Awareness Questionnaire (FreBAQ) para avaliação de disfunções na consciência sobre o corpo, OsteoArthritis Conceptualization Questionnaire (OACQ) para avaliação de crenças, atitudes sobre a osteartrite de joelho, Pain Self-Efficacy Questionnaire (PSEQ) para avaliação da autoeficácia sobre a dor e Escalas de Expectativa sobre melhora e sobre o tratamento como a Stanford Expectation of Treatment Scale (SETS) e Treatment Expectation in chronic pain (TEC); 5) Estudos sobre a educação em ciência da dor nas perspectivas qualitativa e quantitativa, e 6) Revisão sistemática sobre as propriedades de medida do Fremantle Back Awareness Questionnaire (FreBAQ).
O laboratório tem parceria com pesquisadores de Universidades no Brasil e no exterior. Destacam-se as parcerias internacionais com: Prof. G. Lorimer Moseley e Prof. Tasha Stanton (NeuRA e University of South, Australia), Prof. Steven Z. George (Duke Clinical Research Institute, USA e Editor chefe do Physical Therapy Journal) e Prof. Benedict Wand (The University of Notre Dame, Australia). No contexto nacional, temos parcerias com: Prof.ª Dr.ª Debora Bevilaqua Grossi e Prof.ª Dr.ª Fabiola Dach da FMRP/USP, Prof. Dr. Ney Meziat-Filho da UNISUAM, Profª. Dr.ª Lilian Ramiro Felicio da UFU, Prof. Dr. Luiz Carlos Hespanhol Junior da USP e Prof. Dr. Luiz Fernando Approbato Selistre da UFSCar.
Financiamento: Os projetos em desenvolvimento contam com apoio financeiro da CAPES, FAPESP e CNPq.
Instragram do LabMovDor: @labmovdor
@dr.thais.chaves