Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa em Saúde do Idoso (LaPeSI)

Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Anielle Cristhine de Medeiros Takahashi e Prof.ª Dr.ª Larissa Pires de Andrade

Linha de Pesquisa no PPGFT: Investigação clínica e epidemiológica na Saúde da Mulher e da Pessoa Idosa

O LaPeSI tem como objetivo abrigar pesquisas com avaliações e intervenções fisioterapêuticas na população idosa. As atividades de pesquisa envolvem idosos saudáveis, frágeis, com comprometimento cognitivo e cuidadores. São realizadas avaliações físico-funcionais e cognitivas. Destacam-se alguns projetos do grupo: 1) Telessaúde como alternativa à pandemia COVID-19 e seus efeitos na capacidade funcional, saúde mental e qualidade de vida de idosos com doença de Alzheimer; 2) AD-HOMEX - Programa de Exercício domiciliar multimodal para idosos com doença de Alzheimer: Um ensaio clínico randomizado; 3) Estudo longitudinal da mobilidade funcional, desempenho de dupla tarefa e quedas em idosos com transtorno neurocognitivo menor e doença de Alzheimer; 4) Efeitos do treinamento multicomponente na complexidade de sinais biológicos, capacidade funcional e funções cognitivas em idosos pré-frágeis: estudo controlado cego randomizado; 5) Uso de estratégias de auto-gestão combinada ao treinamento multicomponente para mitigar os efeitos do distanciamento social da COVID-19 na funcionalidade, capacidade física, saúde mental e qualidade de vida de idosos; e 6) Avaliação do espaço de vida de idosos e sua relação com cognição, capacidade física, funcionalidade e nível de atividade física.
O laboratório já recebeu alunos de diferentes nacionalidades (Benin e Chile), bem como tem parceria com pesquisadores de Universidades e laboratório no exterior. Destacam-se as parcerias internacionais como Prof. Dr. Paulo Henrique Silva Pelicioni da Neuroscience Research Australia (NeuRA), Austrália; Prof. Dr. Alberto Porta da Universita degli Studi di Milano, Itália; Prof.ª Dr.ª Maria Giné Gariga, Prof.ª Dr.ª Miriam Balic Guerra e Prof. Dr. Guilhermo Ruben Oviedo da Universitat Ramon Llull, Espanha. No contexto nacional, o LaPeSi conta com parceiros como: Prof.ª Dr.ª Juliana Hotta Ansai do Departamento de Gerontologia - UFSCar e Prof. Dr. Eduardo Ferriolli da FMRP- USP, dentre outros.

Infraestrutura: O LaPeSI conta com salas climatizadas para avaliações cognitiva e física, além de actígrafos, monitores de frequência cardíaca, eletrocardiógrafo, dinamômetros manuais, dentre outros.

Atividades de Extensão: As coordenadoras do LaPeSI desenvolvem a atividade de extensão “Revitalização Geriátrica”, a qual oferta para 120 idosos da comunidade um programa de exercício físico supervisionado há vários anos. 

Financiamento: Os projetos em desenvolvimento contam com apoio financeiro CAPES, FAPESP e CNPq. 

Instagram do LaPeSI: @lapesi_ufscar 

67-_Lapesi.png

68_-_Lapesi.png

@lapesi_ufscar