Laboratório de Análise do Desenvolvimento Infantil (LADI)

Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha e Prof.ª Dr.ª Ana Carolina de Campos
Linha de Pesquisa no PPGFT: Fisioterapia Neurofuncional nos Ciclos da vida

Os estudos conduzidos no laboratório visam avaliar componentes de funcionalidade e incapacidade de crianças e adolescentes com deficiências; identificar indicadores biopsicossociais de lactentes típicos e de risco para atraso no desenvolvimento; verificar efeito de intervenção fisioterapêutica; traduzir e validar instrumentos de avaliação. Destacam-se alguns projetos de pesquisa conduzidos pelas coordenadoras: “Caracterização da atividade e participação de crianças e adolescentes com síndrome de Down: influência de fatores biopsicossociais” (FAPESP), “Efeito da intervenção com Realidade Virtual sobre a oscilação corporal em diferentes condições de estabilidade da base de suporte e parâmetros espaço-temporais da marcha em crianças com Paralisia Cerebral”, “Treino sensorial para crianças com paralisia cerebral – impacto sobre o desempenho sensorial, motor e funcional” (CNPq) e “Treino intensivo de mobilidade (MobIT): mecanismos neurais e biomecânicos associados à intervenção (Cerebral Palsy Alliance).
 O LADI possui parcerias com grupos de diversas universidades no Brasil (UFRN, UFMG, UFSC, UFPR) e no exterior (McMaster University, Canadá; University of Hartford, USA; The University of Queensland, Austrália; University Medical Center Utrecht, Holanda; University of Pittsburgh, USA). As coordenadoras também colaboram com outros grupos dentro da UFSCar (Dinâmica- DEFMH; CDPRO), dentre outros.

Infraestrutura: O LADI consta com uma área total de 50 m2. A maioria dos equipamentos e materiais foram adquiridos com recursos provindos de agências de fomento à pesquisa. Os principais equipamentos são para análise cinemática (sensor inercial GWalk - BTS), cinética (Plataforma de força Bertec portátil FP4060-05) e de eletromiografia (Eletromiógrafo Delsys 16 canais, sem fio), câmeras de vídeo e tripés; iluminadores de ambiente; Balança infantil e adulto; estadiômetro; Escalas de avaliação padronizadas (BSITD-III, ITERS, HOME, Perfil Sensorial, e Life-H; AIMS, IMP, YC-PEM; PEM-CY); TV; Kinect e X- Box Video game.

Atividades de Extensão: Sobre o seu impacto social, o LADI esteve envolvido com as seguintes atividades de extensão: 1) Aplicação das ‘Minhas Palavras Favoritas/F-Words’ na vida de crianças e famílias atendidas em uma Unidade de Saúde; 2) Atendimento clínico ambulatorial a usuários do SUS no âmbito da Unidade Saúde-Escola; 3) Aquisição de Playground Adaptado para Crianças e Adolescentes com Deficiências Físicas; 4) Transição do cuidado em saúde para indivíduos com necessidades especiais: da infância para a adolescência e vida adulta; 5) Reabilitação em cuidados paliativos pediátricos; 6) Curso de capacitação para aplicação do Exame Neurológico Infantil de Hammersmith (HINE); e 7)  Implementação de um programa intensivo de tratamento fisioterapêutico com foco no treino da mobilidade para crianças com paralisia cerebral. Os estudos desenvolvidos visam contribuir para a prática baseada em evidências na área de Fisioterapia em Neuropediatria.

Financiamento: Desde a sua implementação em 2006, diversos projetos receberam auxílios regulares da FAPESP, CNPq e CAPES.

Instagram do LADI: @ladi_ufscar

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Espaço do LADI. Foto por Gabriela Rovai.

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Estudo desenvolvido no LADI. Foto por Gabriela Rovai.

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Estudo desenvolvido no LADI. Foto por Gabriela Rovai.

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Instrumentos utilizados no LADI. Foto por Gabriela Rovai.

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