Laboratório de Análise do Desenvolvimento Infantil (LADI)

Coordenadoras: Profª. Drª. Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha e Profª. Drª. Ana Carolina de Campos

Em conjunto, os estudos visam contribuir para a prática baseada em evidências na área de Fisioterapia em Neuropediatria. Especificamente, os estudos conduzidos no laboratório visam: avaliar componentes de funcionalidade e incapacidade de crianças e adolescentes com deficiências; identificar indicadores biopsicossociais de lactentes típicos e de risco para atraso no desenvolvimento; verificar efeito de intervenção fisioterapêutica; traduzir e validar instrumentos de avaliação. Desde a sua implementação em 2006, foram 11 projetos auxílios regulares financiados pela Fapesp e 03 Projetos Universal CNPQ, PROEXT– MEC/SESu. O LADI possui parcerias com grupos de diversas universidades no Brasil (UFRN, UFMG, UFSC, UFPR) e no exterior (McMaster University, Canadá; University of Hartford, USA).

Infraestrutura: O LADI consta com uma área total de 50 m2 . A maioria dos equipamentos e materiais foram adquiridos com orçamentos provindos de agências de fomento à pesquisa. Os principais equipamentos são para análise cinemática (sensor inercial GWalk – BTS), cinética (Plataforma de força Bertec portátil FP4060-05) e de eletromiografia (Eletromiógrafo Delsys 16 canais, sem fio), câmeras de vídeo e tripés; iluminadores de ambiente; Balança infantil e adulto; estadiômetro; actígrafo, mesa de avaliação de descarga de peso; sensor de pressão para atividade de dupla tarefa cognitiva durante sentado para de pé (Stand Up Profile); Escalas de avaliação padronizadas (BSITD-III, ITERS, HOME, Perfil Sensorial, e Life-H; AIMS, IMP, YC-PEM; PEM-CY; Challenge); TV; data show; Kinect e X-Box Video game; cadeira regulável em altura e inclinação.

41_-_Ladi.png

42_-_Ladi.png